Ir para o conteúdo
  • Sobre nós
  • Soluções
    • PSP Professional Service Provider
    • CSP Cloude Service Provider
    • MSP Managed Service Provider
    • MSSP Managed Security Service Provider
    • Venda e Locação de Hardware e Software
  • Cases
  • Clientes
  • Novidades
Menu
  • Sobre nós
  • Soluções
    • PSP Professional Service Provider
    • CSP Cloude Service Provider
    • MSP Managed Service Provider
    • MSSP Managed Security Service Provider
    • Venda e Locação de Hardware e Software
  • Cases
  • Clientes
  • Novidades
  • Início
  • Sobre nós
  • Soluções
    • PSP Professional Service Provider
    • CSP Cloude Service Provider
    • MSP Managed Service Provider
    • MSSP Managed Security Service Provider
    • Venda e Locação de Hardware e Software
  • Depoimentos
  • Clientes
  • Novidades
  • Fale Conosco
Menu
  • Início
  • Sobre nós
  • Soluções
    • PSP Professional Service Provider
    • CSP Cloude Service Provider
    • MSP Managed Service Provider
    • MSSP Managed Security Service Provider
    • Venda e Locação de Hardware e Software
  • Depoimentos
  • Clientes
  • Novidades
  • Fale Conosco
Fale conosco
Cases

Néos Previdência Complementar

Sobre o Cliente

Néos Previdência Complementar é uma entidade jovem, fundada em 2018 pela Neoenergia. A Néos é a junção de outras três entidades (incorporadas) com décadas de história, que enriquecem sua bagagem com as experiencias herdadas como uma entidade autônoma para atuar no segmento de previdência complementar. Para dar suporte ao crescimento, eles decidiram trocar seus servidores on-premises pelo Microsoft Azure – um ambiente que os ajudou a reduzir custos, otimizar performance, assegurar o bom funcionamento e aumentar a segurança e a disponibilidade de seu sistema. Além de manter os ativos de seus assegurados sempre protegidos, consolidaram as bases para que possam crescer de forma sustentável.

O desafio

Desde a sua fundação, a Néos observou a consolidação do seu negócio e tem experimentado oportunidades de crescimento. Para dar seguimento à sua jornada, porém, alguns fatores precisavam ser melhorados com o objetivo de estruturar a entidade, tanto para prover as necessidades de escala quanto por questões de otimização de manutenção e operações. Foi quando a Néos, que operava com data centers locais (on-premises), percebeu que seu futuro estava na nuvem. Para realizar o projeto de migração, a Néos contou com a consultoria estratégica da Provide IT, nossa parceira com sede em Salvador que atende em 12 estados do Brasil e conta com um alto nível de especialização em soluções de tecnologia da informação. De acordo com Elilton Ferreira, Gerente de Tecnologia e Informação na Néos Previdência Complementar, “o desafio era: precisamos crescer de uma forma sustentável. Tínhamos que fazer isso de um jeito que fosse planejado, escalonável e com uma equipe capacitada – somando forças com a Provide. E a gente conseguiu!”.

A solução

A Néos conquistou a certificação ISO 27001 – o que requer que a entidade siga certos padrões de segurança, armazenamento, backup, manutenção e disponibilização dessas informações. Frente a esse desafio, a migração ocorreu de forma quase imperceptível, atendendo a todos os requisitos da norma. De acordo com Carlos Martins, Diretor-executivo da Provide IT, “foi muito tranquilo. Somos uma empresa de serviços, então ficou muito claro para a Néos que conseguiríamos entregar o suporte, o banco e tudo o que eles tivessem necessidade.”. O projeto da Néos envolvia banco de dados, SQL Server (finalizado como IaaS – Infrastructure as a Service – uma máquina virtual), servidores de aplicação – que rodam o ambiente de previdência, e ambientes legados. As principais soluções Microsoft foram: Microsoft Azure, Microsoft Azure Virtual Machines, Microsoft SQL Server e o Microsoft Azure Site Recovery. Esse novo ecossistema de nuvem rendeu benefícios de licenciamento para a Néos, que pôde baratear despesas. Elilton afirma: “o custo da cloud sempre foi algo temido dentro das empresas. Quando comparamos a cloud da Microsoft com outras, somada ao benefício que a implementação traria em função do nosso crescimento previsto, chegamos à conclusão de que o custo estava pago.” A Néos passou por uma “prova de fogo” quando aconteceu um apagão (blackout) em vários estados do país (entre os quais os que ela atua). Durante o evento atípico, a entidade não parou, comprovando a eficiência do ambiente em cloud, em que todos os sistemas críticos se mantiveram disponíveis, sem interrupções ou intercorrências, garantindo ao usuário final acesso a todos os serviços que ele consulta no dia a dia. Quando assunto é mensuração, a Néos apresenta métricas que demonstram o êxito do projeto: Redução do tempo de inatividade do sistema Anteriormente, para a realização de manutenções on-premises, o tempo de parada era maior. Houve uma redução em torno de 50%. Redução do tempo de recuperação de desastres e aumento da disponibilidade Havia um procedimento e uma infraestrutura bem simples que nunca foi testada. Hoje, a Néos tem uma implementação robusta, capaz de suprir um evento inesperado – tendo havido nesse caso uma inovação. Economia de custos Nessa questão, a Néos tinha contratos de infraestrutura em que o custo versus o benefício era comprovadamente caro, comparando-se com o que foi implementado no Microsoft Azure. Eles economizaram cerca de 30% e passaram a utilizar essa métrica para soluções que não tinham – a exemplo da estrutura para recuperação de desastres. Economia energética Embora não contassem com um medidor específico para mensurar quanto representava manter todos os servidores que tinham em funcionamento (eram dez, mas agora são três), eles calculam que houve uma redução de custo de energia em infraestrutura na casa dos 60%-70%. Segundo Elilton, além de todas essas métricas, “a questão da disponibilidade para o usuário foi o grande benefício, era algo que precisávamos prover. Estamos cumprindo com a ISO (um ganho que veio com o projeto) e entregando alta disponibilidade, segurança e um ambiente que está sendo monitorado com as melhores práticas de mercado. O que vai nos permitir crescer naturalmente sem nenhum tipo de problema ou preocupação de comprar uma nova máquina, HD ou servidor.”. A Néos está cheia de desafios para 2024, como a migração de dois bancos de outros servidores para o Microsoft Azure, porém, o time de Gerenciamento de Tecnologia e Inovação da entidade está tranquilo e confia na estrutura de nuvem para mais essa missão. Além disso, está previsto o aumento de funcionários, novas incorporações e, por conseguinte, o crescimento no valor do capital administrado pela entidade (todos os projetos estão sendo encarados com ânimo). Elilton arremata, “aquilo que tiver de bom, que o mercado esteja absorvendo e a Microsoft esteja fazendo, nós queremos conhecer, nós temos interesse.”.

Cliente:

Néos Previdência Complementar

Localidade:

Salvador, Bahia.

O que foi feito:

Nada encontrado!

Receba as nossas

novidades

Telefone

+55 71 3344-4300

E-mail

contato@provideit.com.br

Instagram Facebook-f Linkedin-in
  • Início
  • Sobre nós
  • Soluções
  • Depoimentos
  • Clientes
  • Novidades
  • Fale Conosco
  • Início
  • Sobre nós
  • Soluções
  • Depoimentos
  • Clientes
  • Novidades
  • Fale Conosco
  • Início
  • Sobre nós
  • Soluções
  • Depoimentos
  • Clientes
  • Novidades
  • Fale Conosco
© 2024 Provide IT. Todos os direitos reservados.

Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site.

Por:  GDPR Cookie Compliance
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre: Nossa Política de Privacidade! 

 

Cookies Necessários

O Cookie Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.

Mais informações sobre: Nossa Política de Cookies.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.